A proteína tira músculo

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Os suplementos arrasam no ginásio, mas, no futuro, poderíamos tirá-las dos grilos

Os suplementos arrasam no ginásio, mas, no futuro, poderíamos tirá-las dos grilos

Na semana passada, me surpreendeu a inscrição em um típico quadro de bar: “Sorvete de morango, baunilha, chocolate. Proteínas”. Esta última palavra, destacou-se em outra cor, emoldurada por uma espécie de estrelas. A todas as luzes, aquilo era uma reivindicação, que adquiriu o seu sentido quando me dei conta de que o café situava-se junto a um complexo desportivo. O uso de suplementos protéicos tem se expandido nos últimos anos entre os assíduos do centro de fitness. Um 28% deles consomem apenas os preparados em pó, um número que aumenta para 42,7% no caso dos homens, segundo um estudo de Antonio Sánchez Oliver, da Universidade de Granada.
Para eles, há que somar as barras de cereais, géis e batidos com que se pretende, em primeira linha, cuidar do aspecto físico e, depois, manter-se saudável. Mas até que ponto são necessários? “Somente quando a dieta do atleta é pobre em proteínas, ou quando a modalidade esportiva precisa de um aporte difícil de conseguir com a alimentação”, afirma Francisco Miguel Tobal, professor de Medicina do Esporte da Universidade Complutense de Madrid.
Como exemplos cita 4.000 quilocalorias diárias que precisa de um halterófilo e as mais de 5.000 de um bodybuilder. Em nenhum dos casos, esses preparados substituem nenhuma refeição, “algo que a gente não quer entender”, especialmente no mundo do esporte. Quando os assinantes dos ginásios, deveriam ter o suficiente com uma dieta equilibrada e bem pausada. “Só quem se dedique ao aumento de massa muscular, com cerca de duas horas de exercício diário seis dias por semana, teria que adicionar essa dieta, outras proteínas”, argumenta o médico. É claro, sempre com supervisão médica, pois o consumo sem controle pode trazer aborrecimentos.
A marca planeja lançar em breve uma bebida enriquecida com colágeno e dirigido especialmente para o público feminino
Os ingredientes desses produtos preparados provêm de substâncias naturais: acima de tudo, o soro (isolatada) e a caseína do leite e o ovo. Sua origem animal pode aumentar o colesterol e o ácido úrico, mas “o que nos tem muito medo no mundo da ciência médica é que podem provocar insuficiência renal crónica, a médio prazo”, adverte Miguel Tobal.
A alternativa dos derivados de soja foi questionada há alguns anos, quando vários estudos indicaram que potenciaban estrogênio, mas não a testosterona (que não eram ideais para tirar tablet), e agora está sendo testado com a proteína de ervilha. Em qualquer caso, a associação destes componentes nutricionais com uma boa figura e um aspecto saudável ultrapassou as fronteiras desportivas e já começaram a engrossar a lista de ingredientes dos alimentos habituais.
Colágeno e larvas de formiga
“No entanto, nos países desenvolvidos, já estamos seguindo uma dieta hiperproteica”, garante Francisco Miguel. “Os produtos enriquecidos com mais proteína não têm nenhum sentido, salvo o comercial”. Desde então, essa intenção já enraizada nos EUA: shakes, iogurtes, leite, cereais, pão, e todo o tipo de alimentos enriquecidos que inundam as prateleiras em uma onda que já aponta para as nossas costas (leia-se mercado).
Nesse novo nicho, A marca leva tempo anunciando um novo produto com colágeno que “despertará especialmente o interesse das mulheres, já que associam essa proteína, com o desaparecimento das rugas”, segundo afirmou, recentemente, a especialista em nutrição Kantha Shelke no último simpósio sobre o bem-estar do Instituto de Tecnologia de Alimentos (IFT) norte-americano. Lá aludiu também à expansão de produtos em que tanto os chefes como os fabricantes estão encontrando alternativas. Os escamoles –umas larvas de formiga–, por exemplo, oriundos da culinária mexicana. Em Portugal podem degustar na época (em torno de Semana Santa) no restaurante real madrid a Ponto MX.
No mundo comem um total de 1.900 espécies de insetos
Embora a moda não é a única razão para ingerir insetos. A incidência de alergias alimentares, especialmente os componentes do ovo e o leite, e a grande pegada ambiental da produção de carne provocaram a busca em massa de proteínas em outras fontes. A própria Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) leva desde 2003 promovendo a entomofagia (ingestão de insetos) como arma, tanto para lutar contra a desnutrição em todo o mundo, como para diminuir a nossa pegada ecológica, e implementou um Programa de Insetos Comestíveis para investigar como generalizar o seu consumo. Um de seus relatórios salienta que muitos são ricos também em gorduras boas e têm um elevado teor em cálcio, ferro e zinco. Não em vão, asseguram, em muitos países fazem parte do menu habitual e 2.000 milhões de pessoas consomem cerca de 1.900 espécies.
Junto a eles, são investigadas as propriedades de culturas tradicionais, como a quinoa, base da alimentação andina até a chegada dos conquistadores, com a vantagem de que poderiam ser cultivadas em climas frios e úmidos. As sementes de chia (cereal asteca com alto teor de ômega 3) e os figos-da-índia também estão na lista de candidatos.
Enganando o paladar
O principal obstáculo para o sucesso de muitas destas opções no mundo desenvolvido reside na rejeição inicial ante a sua textura, aparência ou sabor incomum. Por isso, a tecnologia dos alimentos se esforça em camuflarlos como ingredientes de outros artigos, em vez de oferecê-las tal e qual. A chia, por exemplo, se está se preparando para substituir a gelatina, a empresa Hampton Creek criou uma versão vegetal do ovo destinada a molhos e doces, e a empresa Alacant produzido para o mercado alemão sorvetes com tremoço no lugar de leite, de acordo com uma receita desenvolvida no Instituto Fraunhofer. Com a mesma matéria-prima, este instituto foi cozido já barras de pão e salsichas baixas em colesterol.
Quanto às alternativas mais resistentes ao nosso gosto, já existem fazendas de insetos destinadas a transformá-los em farinha para alimentos processados. A União Europeia e o Governo da Holanda financiam iniciativas para promover esta chamada microganadería. E para os mais ousados, a empresa Tiny Farms oferece kits para pegar o seu próprio negócio, sob o modelo open source.
Se ainda assim você acha que não pode viver sem carne, Mark Post, da Universidade de Maastricht (Países Baixos), pode tranquilizarte. A partir de algumas células-tronco do músculo de uma vaca conseguiu criar em laboratório suficiente carne como para uma suculenta hambúrguer. Para que você possa seguir mimándote enquanto você respeita o meio ambiente.
Tags: dieta, insetos, nutrição e proteína.

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